Cortisol o hormônio do stress: problemas, tratamentos e importância!

  • 0
cortisol

Cortisol o hormônio do stress: problemas, tratamentos e importância!

O hormônio conhecido como cortisol é produzido pelas glândulas suprarrenais, que estão localizadas acima dos rins. dos rins, A função primeira do cortisol é ajudar o organismo a reduzir inflamações, controlar o estresse, ajudar no funcionamento do sistema imunológico, e manter os níveis de açúcar no sangue e a pressão arterial constantes.

Porém, o cortisol é alvo de muitas preocupações uma vez que quando ele se encontra em altos níveis ele pode trazer muitos malefícios, e quando se encontra muito baixo também. Nesse sentido, os níveis de cortisol no sangue podem variar até mesmo durante o dia, pois estão diretamente relacionados com as atividades do dia a dia e com a serotonina.

Normalmente, os níveis de cortisol são maiores pela manhã e vão diminuindo ao longo de dia caso você seja uma pessoa diurna. Se você for o tipo de pessoas noturna esses papéis se invertem, tendo maiores níveis a noite e menores durante o dia.

O cortisol alto no sangue pode originar sintomas como perda de massa muscular, aumento de peso ou diminuição de testosterona ou ser indicativo de problemas, como a Síndrome de Cushing, por exemplo.

Já o cortisol baixo pode originar sintomas de depressão, cansaço ou fraqueza ou ser indicativo de problemas, como a Doença de Addison, por exemplo.

Cortisol Alto

O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:

  • Perda de massa muscular;
  • Aumento do peso;
  • Aumento das chances de osteoporose;
  • Dificuldade na aprendizagem;
  • Baixo crescimento;
  • Diminuição da testosterona;
  • Lapsos de memória;
  • Aumento da sede e da frequência em urinar;
  • Diminuição da libido;
  • Menstruação irregular.

O cortisol alto também pode indicar uma doença chamada Síndrome de Cushing, que gera sintomas como aumento rápido do peso, com acúmulo de gordura na região abdominal, queda de cabelo e pele oleosa.

Tratamento para o Cortisol Alto

O tratamento para o cortisol alto pode ser feito com remédios prescritos pelo médico, mas o consumo do inhame constitui um ótimo remédio caseiro. Outras formas de controlar naturalmente os níveis de cortisol no sangue é fazendo exercício físico regularmente, ter uma alimentação saudável aumentando o consumo de vitamina C e diminuindo o consumo de cafeína.

Cortisol Baixo

O cortisol baixo pode causar sinais e sintomas de:

  • Depressão;
  • Fadiga;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Desejo repentino de comer doces.

O cortisol baixo também pode indicar que o paciente tem Doença de Addison, que gera sintomas como dor abdominal, fraqueza, emagrecimento, manchas na pele e tonturas, principalmente ao levantar.

Exame de Cortisol

Saber como andam seus níveis de cortisol pode ser bastante fácil, uma vez que o exame é simples e pode ser feito através de uma amostra de sangue, saliva ou urina.

Caso o seu exame possua alterações nos níveis de cortisol, procure um médico especializado, no caso, um endocrinologista que possa ajudar você com o tratamento, e com a descoberta das causas, investigando inclusive se existe a possibilidade de uma doença mais grave, ou se essa é apenas uma alteração normal que precisará de um pequeno tratamento para ser corrigida.

Esperamos que esse conteúdo possa ter sido útil de alguma maneira. Volte sempre pois nossos artigos e vídeos estão sempre chegando por aqui. E fique à vontade para compartilhar nossos artigos em suas redes sociais. Grande abraço!

Psicóloga e terapeuta experiente, especializada em Terceira e Quarta Idades. Em constante aprimoramento teórico e com participação ativa em Grupos de Estudos, Simpósios e Congressos. Preparada para tratar depressão, ansiedade, síndrome do pânico, Alzheimer e conflitos de ordem pessoal, familiar, profissional e conjugal.


About Author

Flavia Merschmann

Psicóloga e terapeuta experiente, especializada em Terceira e Quarta Idades. Em constante aprimoramento teórico e com participação ativa em Grupos de Estudos, Simpósios e Congressos. Preparada para tratar depressão, ansiedade, síndrome do pânico, Alzheimer e conflitos de ordem pessoal, familiar, profissional e conjugal.

Leave a Reply

Agende a sua pré-sessão gratuita. Atendemos à domicílio, online e em consultório. Clique em agendar e envie sua solicitação.